Oficina com jovens da Fase motiva exposição fotográfica em Passo Fundo
Trabalhos já foram destaque na Câmara de Vereadores e, agora, estão expostos no Fórum do município até o final de outubro
Publicação:
As 32 fotografias registradas por adolescentes da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Passo Fundo, estão sendo expostas no fórum do município até o final do mês de outubro. A iniciativa faz parte da segunda edição do projeto “Retratos da Paz”, promovida pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case). No final de setembro, os trabalhos estiveram expostos na Câmara de Vereadores da cidade.
A oficina foi desenvolvida em parceria com o Instituto Libertarte e com a Vara de Execuções Criminais da Comarca de Passo Fundo. Ministrada pelo fotógrafo Diogo Zanatta, a formação garantiu noções básicas para captação e edição de fotos, além de ofertar ferramentas de profissionalização aos socioeducandos.
“A proposta é muito além da fotografia, é a chance de oferecer uma atividade inédita para os jovens que cumprem medida socioeducativa”, destacou Zanatta. Além de serem brindados com a experiência de manusear uma câmera fotográfica profissional, os jovens também “treinaram o olhar” para os registros futuros também pelo telefone celular. “Ninguém faz nada sozinho. O sucesso do projeto é consequência de um trabalho realizado a muitas mãos”, completou o professor.
Os 16 jovens participantes da segunda oficina fotografaram ambientes internos do Case Passo Fundo, sendo que aqueles que cumprem medida com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE) tiveram, ainda, experiências ao ar livre. Com aulas teóricas e práticas, a oficina foi desenvolvida no mês de julho, durante o recesso escolar.
“Quando fotografei um beija-flor, senti muito orgulho pela foto. Consegui com o auxílio do professor (Diogo Zanatta)”, resumiu um socioeducando de 16 anos e atendido pelo Case PF há quase dois anos. Estudante da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, anexa à unidade, ele pontua o “ineditismo” da oficina como ponto alto da atividade. “Nunca tinha fotografado antes com uma câmera de ‘verdade’. Aprendi muitas dicas de como fotografar inclusive com qualquer celular”, finalizou.
Prazo ampliado
Inicialmente, a exposição ficaria no fórum até o dia 20, mas devido a repercussão positiva junto ao público, o prazo foi estendido pelo menos até a próxima segunda-feira (28/10). Na oportunidade, haverá um coquetel para celebrar o sucesso e marcar a reta final da exposição.
A atividade será promovida pelo instituto Libertarte e pela Vara de Execuções Criminais da Comarca de Passo Fundo, com a presença do juiz de direito da comarca de Passo Fundo, Dalmir Franklin de Oliveira Junior.