Governador visita obra do Centro de Atendimento Socioeducativo de Santa Cruz do Sul

Na tarde desta terça-feira, 20, Leite visitou unidade que será referência para 58 municípios da região

20161224 1980432 GD
Visita às obras do Case Santa Cruz do Sul
Por Jéssica Britto

O governador Eduardo Leite visitou as obras do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santa Cruz do Sul na tarde de terça-feira, 20. Cumprindo agenda no município, Leite esteve acompanhado do secretário de Justiça e dos Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, do presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Farelo Almeida, da diretora de qualificação profissional e cidadania, Ledi Teixeira, da prefeita de Santa Cruz do Sul, Helena Hermany, do superintendente da Susepe, José Giovani, e da equipe da Sial Construções Civis Ltda, responsável pela obra, e conferiu o andamento do projeto que irá atender até 60 adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa.

O Case de Santa Cruz do Sul está localizado no Corredor Zanette, no bairro Esmeralda, e será referência para 58 municípios da região. Construído em uma área total de 40 mil m², o prédio do Centro terá 4,5 mil m², está hoje com 51% do projeto concluído. A previsão é de que a obra esteja concluída em março de 2022.

O Case Santa Cruz do Sul terá padrões sustentáveis, como telhado verde e reaproveitamento de água de chuva, além de possuir espaço para escola, oficinas, quadra de esportes, palco multiuso, salas para atendimentos da área da saúde, entre outros.

“Na área da saúde, temos que prevenir doenças e reabilitar o paciente depois que a doença já comprometeu. Na área da segurança, também tratamos com prevenção, que é o policiamento ostensivo e a prisão de criminosos, e o tratamento é a condição de reabilitar aqueles que tenham praticado crimes. Dentro da política penal e socioeducativa, é importante termos estruturas adequadas, e é nisso que nosso governo está trabalhando”, reforçou Leite.

O investimento estimado é de R$ 21.385.729,13, provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), como parte do Programa de Oportunidade e Direitos (POD). Também está em andamento a construção da unidade de Viamão e, em breve, do Case Osório, que juntos, finalizam o processo de regionalização do atendimento socioeducativo, qualificando o atendimento ao jovem privado de liberdade e a prestação de serviços à sociedade.

"Esta obra é o fortalecimento da socioeducação e reconhecimento ao trabalho da Fase, demonstrando que é possível a ressocialização dos jovens", disse Farelo.

A construção da unidade de Santa Cruz do Sul ocorre depois de 16 anos sem abertura de novos centros da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase). O último inaugurado foi em 2004, com a ampliação do Case em Novo Hamburgo.

“É um investimento de mais de R$ 20 milhões em toda a infraestrutura, com capacidade de receber até 60 jovens. Mais de 120 servidores estarão trabalhando aqui no processo de atendimento para fazer com que se tenha o cumprimento das medidas socioeducativas de jovens com restrição de liberdade”, explicou Hauschild.