Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase promove formação para servidores que atuaram no período das enchentes

Em maio, DQPC liderou trabalho de acolhimento aos colegas atingidos pela catástrofe climática

Publicação:

Imagem ilustrativa
Atividade ocorreu no auditório da sede administrativa da Fase, em Porto Alegre - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Com tema o “Estresse e o trauma psicológico em vivências de acidentes naturais”, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu atividade de formação destinada a servidores ligados à Coordenação de Saúde e Relações de Trabalho. A iniciativa, promovida pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DPQC), teve como público-alvo os funcionários que atuaram no acolhimento dos colegas atingidos pelas enchentes do mês de maio.

O encontro, realizado na última sexta-feira (30/8), abordou estudos sobre o tema, focando na identificação de sintomas e possíveis fatores de risco ao desenvolvimento de transtornos. A formação também oportunizou um espaço de escuta sobre as angústias e as ansiedades geradas durante o trabalho conduzido pela Fase no período de calamidade pública.

Diretora da DQPC, Lisiane Cerentini lembrou que a direção-geral da Fase esteve ao lado do funcionalismo desde o início das enchentes. “Num primeiro momento, fomos comunicados a respeito de cada situação e, a partir do diagnóstico, trabalhamos em cima de ações capazes de atenuar os impactos”, disse. A gestora também salientou a relevância calendário de formações promovidos pela Fase para qualificar os servidores nos “aspectos técnicos, mas também psicológicos”. 

A atividade foi ministrada pela Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, Taís Cristina Favaretto. A profissional integra o quadro de servidores da Fase desde 2013 e, atualmente, atua como analista psicóloga no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case PF).

Taís Cristina Favaretto atua no Case Passo Fundo e é doutora em Psiquiatria - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

Conseguimos pensar e falar sobre os traumas vividos, suas repercussões e ampliar as discussões em relação ao acolhimento nos momentos de crise. Além disso, rever colegas, trocar experiências e nos aproximarmos, afetivamente, são fatores de prevenção em relação ao estresse e a fixações de traumas”, repercutiu a profissional.

Saiba mais

O encontro teve como público-alvo os servidores que atuam no Núcleo de Provimento e Relações de Trabalho (NPRT) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Segurança do Trabalho (SESMT).

Uma das prioridades da Fase é fornecer suporte à equipe de analistas para os desafios cotidianos no atendimento qualificado aos servidores”, destacou a coordenadora de Saúde e Relações de Trabalho (CSRT), Kelly Souza. “Essa equipe foi imprescindível para o acolhimento aos funcionários que viveram os desastres causados pelas enchentes”, completou.

O encontro teve como público-alvo os servidores que atuam no NPRT e no SESMT - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

A iniciativa, realizada no auditório da sede Administrativa da Fase, em Porto Alegre, foi coordenada pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio da Coordenação de Formação Permanente (CFP) e do Núcleo de Treinamentos, Estágios e Voluntários (NTEV).

Relembre aqui o relatório de gestão da Fase no período de calamidade pública

Site FASE