Fase promove formação para servidores que atuaram no período das enchentes
Em maio, DQPC liderou trabalho de acolhimento aos colegas atingidos pela catástrofe climática
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Com tema o “Estresse e o trauma psicológico em vivências de acidentes naturais”, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) promoveu atividade de formação destinada a servidores ligados à Coordenação de Saúde e Relações de Trabalho. A iniciativa, promovida pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DPQC), teve como público-alvo os funcionários que atuaram no acolhimento dos colegas atingidos pelas enchentes do mês de maio.
O encontro, realizado na última sexta-feira (30/8), abordou estudos sobre o tema, focando na identificação de sintomas e possíveis fatores de risco ao desenvolvimento de transtornos. A formação também oportunizou um espaço de escuta sobre as angústias e as ansiedades geradas durante o trabalho conduzido pela Fase no período de calamidade pública.
Diretora da DQPC, Lisiane Cerentini lembrou que a direção-geral da Fase esteve ao lado do funcionalismo desde o início das enchentes. “Num primeiro momento, fomos comunicados a respeito de cada situação e, a partir do diagnóstico, trabalhamos em cima de ações capazes de atenuar os impactos”, disse. A gestora também salientou a relevância calendário de formações promovidos pela Fase para qualificar os servidores nos “aspectos técnicos, mas também psicológicos”.
A atividade foi ministrada pela Doutora em Psiquiatria e Ciências do Comportamento, Taís Cristina Favaretto. A profissional integra o quadro de servidores da Fase desde 2013 e, atualmente, atua como analista psicóloga no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Passo Fundo (Case PF).
“Conseguimos pensar e falar sobre os traumas vividos, suas repercussões e ampliar as discussões em relação ao acolhimento nos momentos de crise. Além disso, rever colegas, trocar experiências e nos aproximarmos, afetivamente, são fatores de prevenção em relação ao estresse e a fixações de traumas”, repercutiu a profissional.
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O encontro teve como público-alvo os servidores que atuam no Núcleo de Provimento e Relações de Trabalho (NPRT) e do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Segurança do Trabalho (SESMT).
“Uma das prioridades da Fase é fornecer suporte à equipe de analistas para os desafios cotidianos no atendimento qualificado aos servidores”, destacou a coordenadora de Saúde e Relações de Trabalho (CSRT), Kelly Souza. “Essa equipe foi imprescindível para o acolhimento aos funcionários que viveram os desastres causados pelas enchentes”, completou.
A iniciativa, realizada no auditório da sede Administrativa da Fase, em Porto Alegre, foi coordenada pela Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), por meio da Coordenação de Formação Permanente (CFP) e do Núcleo de Treinamentos, Estágios e Voluntários (NTEV).
Relembre aqui o relatório de gestão da Fase no período de calamidade pública