Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase promove segunda edição do Ciclo de Palestras sobre Comunicação no Trabalho

Visando garantir relações saudáveis no ambiente profissional, iniciativa está vinculada ao Planejamento Estratégico da Fundação

Publicação:

Imagem ilustrativa
Diretora da DQPC, Lisiane Cerentini falou em nome da direção-geral na atividade - Foto: Morgana Grazziotin - Ascom Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

Debater o cotidiano profissional visando reduzir os conflitos e promover relações saudáveis entre os servidores de todas as regionais do Estado. Com essa proposta, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) deu continuidade, nesta quarta-feira (14/08), ao ciclo de palestras sobre a comunicação nas relações interpessoais no trabalho. A iniciativa está vinculada ao Planejamento Estratégico da Fundação na gestão 2023-2026.

Tendo como tema ‘A diversidade no mundo corporativo e suas implicações nas relações de Trabalho’, o projeto, desenvolvido de maneira online, chegou a sua segunda edição. O assunto foi abordado pela Relações Públicas Ysadora Gomes e pela advogada Lauren Minuto. Elas são colegas na mesma empresa de tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções de videoconferências. As profissionais são responsáveis pela implementação e condução do projeto de “Diversidade, Equidade e Inclusão” do escritório com sede em Porto Alegre.

As palestrantes trataram sobre os desafios para a incorporação das temáticas no mundo do trabalho e indicaram autores e referências na área, que podem servir como ponto de partida para embasar ações práticas. Também abordaram conceitos, citaram algumas ações que lideram na empresa e elencaram parte dos resultados colhidos a partir da criação do projeto. A iniciativa está em andamento há cerca de dois anos.

Iniciada no mês de abril, ciclo de palestras será finalizado em novembro; atividades ocorrem sempre de maneira virtual - Foto: Divulgação Fase

A diversidade é um assunto muito vasto, é uma área que jamais se esgota, exigindo constante estudo e atualização. A nossa proposta é construir uma ideia menos preconceituosa em relação à pluralidade de uma forma geral, com uma visão especial para o contexto corporativo”, destacou Ysadora Gomes. Especializada em Branding Institucional e Corporativo, ela atua na equipe de marketing da empresa. “Esperamos que nossa participação possa abrir portas para vocês (servidores da Fase), despertando a mesma empolgação que nos levou a criar o projeto”, completou.

Os encontros integram um dos projetos dentro do Planejamento Estratégico da Fase, tendo como abordagem central a qualificação dos Recursos Humanos. A iniciativa também atende a uma demanda apontada pela pesquisa de clima organizacional realizada entre os servidores da Fundação.

Muitos dizem que o mundo atual está chato, que não é possível fazer brincadeiras. É preciso praticar a empatia, se colocar no lugar do outro. Se alguma ação ou palavra fere, magoa ou agride isso tem outro nome: é preconceito”, refletiu Lauren. Especializada em Direito Trabalhista, ela atua no setor de Recursos Humanos da empresa. “Costumamos dizer que a integração convida para a festa, enquanto a inclusão chama para dançar. Não basta termos pessoas plurais no ambiente de trabalho. É preciso garantir condições de igualdade para a realização do trabalho”, disse.

Lauren e Ysadora agradeceram pelo convite e elogiaram a iniciativa da Fase - Foto: Divulgação Fase

Formação

Os encontros estão sendo promovidos pela Coordenação de Saúde e Relações de Trabalho (CSRT), por meio dos núcleos de Provimento e Relações do Trabalho (NPRT) e do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT). As estruturas são ligadas à Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC).

O projeto em andamento é primordial para as relações de trabalho. É preciso um olhar particular das gestões, e do próprio servidor, para que tenhamos um mundo corporativo agradável e harmonioso. Ações como essas nos conduzirão a melhores resultados”, destacou a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), Lisiane Cerentini. “Agradecemos imensamente às palestrantes pela disponibilidade. A formação certamente irá engrandecer a nossa forma de trabalho”, completou.

O ciclo de palestras está previsto para ser concluído em 13 de novembro, quando a psicóloga Carla Grahl tratará sobre a contribuição da Comunicação Não Violenta (CNV) no âmbito de trabalho.

Realizado no mês de abril, o encontro inaugural, por sua vez, contou com o doutor em Ciências Humanas, Luis Alexandre Cerveira. Ele abordou a Comunicação dentro da ótica do chamado Soft Skills. O termo em inglês faz referência a habilidades relacionadas à personalidade, comportamento e atitudes de um profissional.

Site FASE