Fase promove segunda edição do Ciclo de Palestras sobre Comunicação no Trabalho
Visando garantir relações saudáveis no ambiente profissional, iniciativa está vinculada ao Planejamento Estratégico da Fundação
Publicação:
Debater o cotidiano profissional visando reduzir os conflitos e promover relações saudáveis entre os servidores de todas as regionais do Estado. Com essa proposta, a Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) deu continuidade, nesta quarta-feira (14/08), ao ciclo de palestras sobre a comunicação nas relações interpessoais no trabalho. A iniciativa está vinculada ao Planejamento Estratégico da Fundação na gestão 2023-2026.
Tendo como tema ‘A diversidade no mundo corporativo e suas implicações nas relações de Trabalho’, o projeto, desenvolvido de maneira online, chegou a sua segunda edição. O assunto foi abordado pela Relações Públicas Ysadora Gomes e pela advogada Lauren Minuto. Elas são colegas na mesma empresa de tecnologia que atua no desenvolvimento de soluções de videoconferências. As profissionais são responsáveis pela implementação e condução do projeto de “Diversidade, Equidade e Inclusão” do escritório com sede em Porto Alegre.
As palestrantes trataram sobre os desafios para a incorporação das temáticas no mundo do trabalho e indicaram autores e referências na área, que podem servir como ponto de partida para embasar ações práticas. Também abordaram conceitos, citaram algumas ações que lideram na empresa e elencaram parte dos resultados colhidos a partir da criação do projeto. A iniciativa está em andamento há cerca de dois anos.
“A diversidade é um assunto muito vasto, é uma área que jamais se esgota, exigindo constante estudo e atualização. A nossa proposta é construir uma ideia menos preconceituosa em relação à pluralidade de uma forma geral, com uma visão especial para o contexto corporativo”, destacou Ysadora Gomes. Especializada em Branding Institucional e Corporativo, ela atua na equipe de marketing da empresa. “Esperamos que nossa participação possa abrir portas para vocês (servidores da Fase), despertando a mesma empolgação que nos levou a criar o projeto”, completou.
Os encontros integram um dos projetos dentro do Planejamento Estratégico da Fase, tendo como abordagem central a qualificação dos Recursos Humanos. A iniciativa também atende a uma demanda apontada pela pesquisa de clima organizacional realizada entre os servidores da Fundação.
“Muitos dizem que o mundo atual está chato, que não é possível fazer brincadeiras. É preciso praticar a empatia, se colocar no lugar do outro. Se alguma ação ou palavra fere, magoa ou agride isso tem outro nome: é preconceito”, refletiu Lauren. Especializada em Direito Trabalhista, ela atua no setor de Recursos Humanos da empresa. “Costumamos dizer que a integração convida para a festa, enquanto a inclusão chama para dançar. Não basta termos pessoas plurais no ambiente de trabalho. É preciso garantir condições de igualdade para a realização do trabalho”, disse.
Formação
Os encontros estão sendo promovidos pela Coordenação de Saúde e Relações de Trabalho (CSRT), por meio dos núcleos de Provimento e Relações do Trabalho (NPRT) e do Serviço Especializado em Engenharia e Medicina do Trabalho (SESMT). As estruturas são ligadas à Diretoria de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC).
“O projeto em andamento é primordial para as relações de trabalho. É preciso um olhar particular das gestões, e do próprio servidor, para que tenhamos um mundo corporativo agradável e harmonioso. Ações como essas nos conduzirão a melhores resultados”, destacou a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), Lisiane Cerentini. “Agradecemos imensamente às palestrantes pela disponibilidade. A formação certamente irá engrandecer a nossa forma de trabalho”, completou.
O ciclo de palestras está previsto para ser concluído em 13 de novembro, quando a psicóloga Carla Grahl tratará sobre a contribuição da Comunicação Não Violenta (CNV) no âmbito de trabalho.
Realizado no mês de abril, o encontro inaugural, por sua vez, contou com o doutor em Ciências Humanas, Luis Alexandre Cerveira. Ele abordou a Comunicação dentro da ótica do chamado Soft Skills. O termo em inglês faz referência a habilidades relacionadas à personalidade, comportamento e atitudes de um profissional.