Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase participa de encontro nacional sobre Inteligência Socioeducativa em Fortaleza

Evento reuniu representantes de 19 estados e elegeu servidor da instituição como secretário da Comissão Nacional de Inteligência

Publicação:

WhatsApp Image 2025 10 31 at 09 26 49
Representantes de 19 estados marcaram presença no encontro nacional - Foto: Divulgação Fase
Por Saul Teixeira/Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (Fase) participou do Segundo Encontro do Curso Básico de Inteligência Socioeducativa, realizado em Fortaleza. A formação foi promovida pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo do Ceará (Seas), com apoio do Fórum Nacional dos Gestores Estaduais do Sistema de Atendimento Socioeducativo (Fonacriad).

O encontro, realizado entre terça-feira e sexta-feira (31/10), teve como objetivo fortalecer a capacidade institucional de antecipar, prevenir e mitigar riscos que possam comprometer a segurança e a rotina dos centros socioeducativos em todo o país. A atividade reuniu representantes de 19 estados brasileiros.

Dando continuidade à nossa tradição, a Fase levou a colaboração do Rio Grande do Sul aos debates nacionais em busca da qualificação do trabalho socioeducativo em todo o país. A troca de experiências com os demais estados também é um interessante referencial para oxigenar as nossas rotinas de atendimento”, avaliou o chefe de gabinete da Fase, Luiz Gustavo Martins.

WhatsApp Image 2025 10 30 at 07 56 35 (1)
Representantes da Fase valorizam a oportunidade de troca de experiências para oxigenar as rotinas de atendimento - Foto: Divulgação Fase
A Fundação também esteve representada pelo servidor do Núcleo de Segurança, Fabrício Floriano, que foi eleito secretário da Comissão Nacional de Inteligência Socioeducativa, composta por servidores de vários estados da federação.

A comissão terá o prazo de dois anos para a conclusão e entrega da doutrina nacional de inteligência socioeducativa. Os trabalhos já foram iniciados com a construção das diretrizes nacionais, com foco na resolução e na minuta que deverão ser apresentadas na próxima reunião do Fonacriad, em novembro”, destacou Fabrício.

Saiba mais

WhatsApp Image 2025 10 30 at 10 24 55 (1)
Encontro foi promovido pela fundação socioeducativa do Ceará - Foto: Divulgação Fase
A formação foi destinada à capacitação de profissionais que atuam nos órgãos estaduais responsáveis pela execução de medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade, especialmente aqueles diretamente envolvidos com segurança, planejamento estratégico e monitoramento institucional.

A atividade também abordou técnicas e procedimentos de inteligência socioeducativa, envolvendo coleta, análise e disseminação de informações estratégicas, promovendo uma cultura de segurança preventiva e integrada.

Para a conclusão do Segundo Encontro do Curso Básico de Inteligência Socioeducativa, os organizadores promoverão mais duas etapas virtuais agendadas para esta semana.

Site FASE