Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase inicia construção de projeto e parceria com o Proerd

A ideia é trabalhar com apoio das direções dos Cases e escolas vinculadas, a realização de atividades junto aos adolescentes

Publicação:

Primeiro encontro de alinhamento com o Sargento Augusto, do 1º BPM
Primeiro encontro de alinhamento com o Sargento Augusto, do 1º BPM
Por Jéssica Britto

Pensando em novos projetos, a presidente da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), Sônia D’Avila, a diretora socioeducativa, Claudia Patel, e a chefe de gabinete Joseane Tomazelli, receberam na manhã desta quinta-feira, 19, o instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Sargento Augusto, do 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), o mais antigo instrutor do programa no Estado.

A ideia é trabalhar com apoio das direções dos Centros de Atendimento Socioeducativo e das escolas vinculadas da Fase, a realização de atividades juntos aos adolescentes.

O Currículo PROERD “Caindo na REAL”, direcionado para estudantes do 5º e 7º anos do Ensino Fundamental, aplicado desde 2013 no Rio Grande do Sul, foi projetado com base na Teoria de Aprendizagem Socioemocional (Socio-Emotional Learning Theory-SEL). A teoria SEL identifica as habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo: autoconhecimento e autogerenciamento; tomada de decisão responsável; compreensão dos outros (alteridade); habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal; habilidade de lidar com desafios e responsabilidades.

Os próximos passos da iniciativa seguem sendo construídos e, agora, parte para o alinhamento com direções de unidades e escolas.

Site FASE