Fase completa 25 anos de trabalho dedicado à reinserção de jovens na Fronteira Oeste

Últimas semanas têm sido marcadas por atividades pedagógicas, esportivas e recreativas junto aos adolescentes

Unidade da Fase na Fronteira Oeste realizou série de atividades para celebrar os primeiros 25 anos de história - Foto: Divulgação Fase

O Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Uruguaiana (Case) completa, nesta segunda-feira (4/12), 25 anos de trabalho voltado à reinserção social de jovens na Fronteira Oeste. Para celebrar a data, a unidade da Fase está promovendo uma série de atividades pedagógicas, esportivas e recreativas com os adolescentes que cumprem medida socioeducativa.

As ações estão sendo desenvolvidas desde o dia 21 de novembro, promovendo a integração e o envolvimento dos adolescentes e funcionários da unidade. Destaque, ainda, para a participação de servidores da Escola Estadual de Ensino Médio Comendadora Dolores Cunha (anexa à unidade) e de funcionários do Case e do Centro de Atendimento em Semiliberdade de Uruguaiana (Cas).

“O protagonismo é todo dos servidores ao longo destes 25 anos”, destaca o diretor da unidade, Sérgio Garcia. Ele enaltece o trabalho realizado pela equipe interdisciplinar da unidade, composta por agentes socioeducadores, médico, enfermeira, técnicos de enfermagem, assistente social, advogado, pedagoga, psicóloga e motorista. “Prestamos toda a assistência clínica, psicológica e socioeducativa aos adolescentes”, reforça.

O gestor salienta que a pandemia de Covid-19 trouxe uma nova dinâmica de atendimento à unidade, ampliando os cuidados com os jovens e os servidores. Ele lembra que o uso da tecnologia também está entre os diferenciais do último período, tornando-se legado para o cotiano dos atendimentos. “Os adolescentes passaram a ter contato com os familiares por videochamada e muitas audiências com o Juizado da Infância e da Juventude passaram a ocorrer por videoconferência”, finalizou.

Os socioeducandos são atendidos pela Escola Estadual de Ensino Médio Comendadora Dolores Cunha, anexa à unidade. As oficinas pedagógicas complementam o trabalho na socioeducação. São ofertadas atividades como artesanato, costura, ponto cruz, dança, xadrez, informática e uma artística denominada Café, Música, Teatro e Poesia.

A profissionalização, que é uma das principais diretrizes de atuação em todas as regionais da Fase, também encontra ecoa na Fronteira Oeste. Neste ano, os adolescentes já foram contemplados com os cursos ‘Comida de Boteco’ e de ‘Técnica de Corte Masculino e Design de Barba’. No total, a Fundação está investindo R$ 300 mil na contratação de formações nas áreas de gastronomia e beleza, contemplado socioeducandos (as) em todo o Estado.

Resumo das rotinas

A realização de atividades esportivas foi um dos pontos altos da festividade, ilustrado pelos torneios de Voleibol, Futsal, Tênis de Mesa, Xadrez e Truco. A direção também liderou ações como a exposição de artesanato, concursos de cartazes, rimas e poemas, além da execução do Círculo de construção de Paz envolvendo socioeducandos, servidores e familiares.

Conforme a pedagoga da unidade, Vanessa Porto, as ações servem como uma espécie de “resumo” das rotinas da unidade. “Parabenizamos os servidores que colaboraram no planejamento e na organização das atividades. Eles foram fundamentais para a execução e o sucesso do nosso calendário de aniversário”, disse, agradecendo a todos os oficineiros na pessoa da agente socioeducadora Lúcia Moura, que possui graduação em Educação Física.

A profissional pontua, ainda, que todas as atividades foram marcadas pela integração entre os socioeducandos do Case e da unidade de semiliberdade (Cas). “Os jovens encararam os torneios com toda a seriedade possível. No Cas também temos servidores que estão completando 25 anos de trabalho na Fase e que também fazem parte da história do Case. São nossos convidados especiais para o almoço de encerramento”, completou.

As ações pedagógicas também contaram com apresentação do projeto Rap, Adolescentes e Pajada (RAPajador), liderado pelo Dj Chiquinho Divilas. As celebrações também foram marcadas pela apresentação do projeto Café, Música, Teatro e Poesia.

Homenagens

As atividades foram concluídas no dia do aniversário, nesta segunda-feira, com almoço de integração entre os jovens e servidores. Na ocasião, a direção da unidade entregou Diploma de reconhecimento aos funcionários que estão completando 25 anos de serviços à Fase.

Direção prestou homenagem aos servidores que estão completando 25 anos de serviços prestados à Fase - Foto: Divulgação Fase

Em vídeo, o presidente José Stédile parabenizou os servidores pelo trabalho dedicado e competente que ajudou a construir a história da Fase na Fronteira Oeste.

“O papel da medida socioeducativa é preparar os jovens para uma nova vida, para que retornem ao convívio da sociedade da melhor maneira possível. A unidade não é feita somente pelo prédio, são os servidores que fizeram, fazem e seguirão fazendo o sucesso do Case Uruguaiana”, refletiu. O gestor destaca, ainda, que as ações são guiadas visando à reinserção do socioeducando o seu aprimoramento profissional e intelectual.

Além do município sede, a unidade regional da Fase em Uruguaiana também abrange os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambará, Quaraí, Santana do Livramento e São Borja. Conforme dados da Assessoria de Informação e Gestão da Fase (AIG), as cidades possui uma estimativa populacional de 405 mil habitantes.