Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Escritor Pablo Morenno participa de encontro com socioeducandos do Case Passo Fundo

Na oportunidade, ainda foram divulgados os jovens classificados na primeira etapa do Concurso Literário da Fase

Publicação:

Atividade com Pablo Morenno
Atividade com o autor Pablo Morenno

O Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Passo Fundo recebeu na última quarta-feira, 2, o autor Pablo Morenno para um encontro com os socioeducandos, por meio do projeto Autor Presente. Professores da Escola Estadual Paulo Freire e a agente socioeducadora Maristela Hoffmann, já vinham realizando atividades preparatórias para a reunião, incluindo leitura de crônicas e a releitura do livro “O Monstro e a Flor”. 

Segundo a analista em educação do Case Passo Fundo, Karin Schappo, o principal objetivo da atividade foi mostrar a real importância da leitura e sua contribuição como meio de ascender socialmente. “É através da leitura que o indivíduo é capaz de refletir sua vivência particular, interligando-a com a vivência do mundo”, disse.

Na avaliação da agente socioeducadora Maristela Hoffmann, o trabalho realizado com os adolescentes foi de grande relevância e interesse. “A interação com o autor foi de suma importância, pois ele trouxe vivências com as quais os socioeducandos se identificaram”, afirmou. 

O Projeto Autor Presente busca contribuir na inserção dos jovens em práticas de leitura e escrita de modo significativo. “O propósito é fomentar a formação de sujeitos leitores envolvidos em práticas sociais e comunicativas, essenciais à ressocialização, com ênfase ao desenvolvimento da criatividade, iniciativa, liberdade de expressão, no auto-respeito, respeito à vida e às diferenças”, explica a diretora da escola, Ivonete Lemos.

Durante o encontro, ainda foi divulgado o resultado da primeira etapa do Concurso Literário Fase, onde os jovens classificados receberam menção honrosa, medalha e livro autografado pelo escritor. 

Site FASE