Escola Tom Jobim comemora dois anos da inauguração da sede no Casef

Em conjunto, escola celebrou o Dia da Consciência Negra com uma palestra da modelo e miss Brasil Deise Nunes

Deise Nunes discursando para servidores e socioeducandas
Por Arthur Alves

Escola Estadual Tom Jobim, que atende as unidades da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) no Complexo da Cruzeiro, em Porto Alegre, comemorou na última sexta-feira, 18, os dois anos de inauguração do anexo escolar localizado junto ao Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef). O evento contou com a presença do presidente da Fase, José Antônio Matos Reus, da coordenadora pedagógica, Clarissa Quadros, da diretora Silvana Carvalho, servidores do educandário e socioeducandas.

Além de celebrar o aniversário, a escola também promoveu uma palestra em razão do Dia da Consciência Negra com a modelo e miss Brasil Deise Nunes. A gaúcha foi a primeira mulher negra a ser condecorada Miss Brasil na história do país e compartilhou com os convidados sobre a trajetória, carreira e os desafios enfrentados ao se deparar com situações de racismo. “Quando eu resolvi ser modelo, poderia ter seguido em outra profissão, a carreira de modelo não foi muito planejada, fui muito impulsionada pela minha mãe que ia sempre comigo a todos os trabalhos que fazia, e não me permitia desistir. Sempre teve muita garra e sabia onde queria chegar. As situações de preconceito que eu passei me fizeram entender muitas coisas”, relata.

Reus agradeceu a convidada e falou da importância em ouvir histórias de vida de que inspiram e atuam como agentes de transformação. “A base da socioeducação é a educação, é trazer exemplos e fazer com que a vida das pessoas que passaram aqui seja diferente”, completou.

Presidente e coordenadora pedagógica da Fase acompanharam o evento