Departamento de Políticas Socioeducativas da SSPS inicia Jornada da Socioeducação por regionais da Fase no Estado

A primeira cidade visitada foi Uruguaiana, entre os dias 26 e 28 de junho - Foto: Divulgação
Por Ascom SSPS

Com o objetivo de promover a integração entre os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, o Departamento de Políticas Socioeducativas (DPS) da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS) deu início, na última semana, à Jornada da Socioeducação. A primeira cidade percorrida foi Uruguaiana, entre os dias 26 e 28 de junho.

O propósito da jornada é conhecer e compreender as ações já empregadas no âmbito municipal no atendimento, promoção e defesa dos direitos dos socioeducandos, bem como ouvir demandas de unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Durante a programação, a equipe do DPS se reuniu com o prefeito da cidade, Ronnie Mello, e com as secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico, Saúde e Educação.

Além disso, também foram realizadas visitas ao Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Uruguaiana e ao Centro de Atendimento Socioeducativo em Semiliberdade (Casemi), bem como ao CIEE-RS, entidade parceira na execução do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Socioeducativo.

Outra proposta da jornada é acompanhar as atividades e ações destinadas aos adolescentes que estão em cumprimento de medidas socioeducativas em meio fechado e aberto. As medidas de meio fechado são cumpridas na Regional da Fundação em Uruguaiana, e as de meio aberto, são executadas a partir de Prestação de Serviço à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA), executadas pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), sendo competência da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes).

Participaram das agendas, a diretora do DPS, Gabriela Cruz, o analista sociólogo João Henrique Kramer e a analista assistente social Caroline Blanco.

Texto: Vitória Garcia, com supervisão Ascom SSPS