Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Casemi Uruguaiana e Caxias do Sul têm programação alusiva ao aniversário da Fase

Ciclo de palestras com servidores da Fundação foi apresentado aos socioeducandos

Publicação:

Socioeducando assistindo palestra
Socioeducando assistindo palestra
Por Jéssica Britto

Uma iniciativa pedagógica direcionada aos adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa de semiliberdade, com o propósito de resgatar o histórico da Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), foi promovida na última semana pelos Centros de Atendimento em Semiliberdade (Casemi) de Caxias do Sul e Uruguaiana.

A programação, na semana em que Fundação completou 19 anos, contou com o auxílio de servidores convidados, que possuem vasta experiência na socioeducação, e também com a parceria do Programa Municipal de Pacificação Restaurativa de Caxias do Sul, na realização de Círculo de Construção de Paz, no formato virtual.

“Tendo em vista que a nossa Fundação completou 19 anos na última sexta-feira, tivemos a ideia de construir um projeto para que houvesse um resgate histórico, no qual os adolescentes pudessem compreender a importância do trabalho realizado e os motivos pelos quais houve essa transição de Febem para Fase”, explicam os organizadores.

Palestraram aos adolescentes a agente socioeducadora Carmen Simone Villanova Sigounas, a pedagoga Eremita Gouvêa de Souza e o sociólogo Janari Pinto Nunes, todos integrantes da equipe da Fase. O Círculo Virtual contou com a facilitadora Franciele Lenzi, responsável pelo Núcleo de Justiça Restaurativa de Caxias do Sul e com a facilitadora e coordenadora do respectivo núcleo, Débora Adriana Schmidt.

O projeto foi organizado em parceria pelas diretoras dos Casemis, Alexandra de Campos Bittencourt e Vanessa Porto.

Site FASE