Caminhos Literários no Socioeducativo: evento contará com participação de unidades da Fase
Atividade será realizada entre os dias 11 e 17 de julho pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)
Publicação:
![Imagem ilustrativa](/upload/recortes/202407/05153337_28585_GD.png)
A Fundação de Atendimento Socioeducativo participará, na próxima semana, da terceira edição do “Caminhos Literários no Socioeducativo: pelo direito à cultura”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A Fase estará representada pelos Centros de Atendimento Socioeducativos (Cases) de Caxias do Sul, Uruguaiana e Feminino (Casef).
A atividade, que será realizada em formato virtual, busca qualificar a discussão sobre o acesso à cultura e à leitura por parte de adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, além de garantir o protagonismo e a participação desse público no debate.
Com o tema “O que pode a cultura no Sistema Socioeducativo?”, a iniciativa será realizada nos dias 11, 12, 16 e 17 de julho. Na ocasião, será lançada a Diretriz Nacional de Cultura na Socioeducação. O evento também será marcado por uma série de atividades culturais promovidas pelas unidades socioeducativas de todo o país.
“As unidades da Fase estão mobilizadas para o evento e articularam parcerias com pontos de cultura dos municípios. Serão ações pedagógicas e culturais que certamente terão muito sucesso juntos aos socioeducandos e socioeducandas”, disse o analista Bibliotecário da Fase, Wellington Bucco. “Aliás, todos estão ansiosos para o início do evento”, completou.
O 3º Caminhos Literários no Socioeducativo é organizado pelo CNJ como parte das atividades do programa Fazendo Justiça, executado em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. O objetivo é acelerar transformações no campo da privação de liberdade.