Atividade com socioeducandos detalha funcionamento de Chromebooks nas Escolas da Fase

Administrados pela Seduc, computadores permitem a realização de práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia

Realizado no Instituto Caldeira, workshop debateu sobre ações ligadas à tecnologia e à inovação - Foto: Divulgação Fase
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) promoveu, no Instituto Caldeira, em Porto Alegre, um workshop sobre tecnologia e inovação destinado a adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa. Entre as ações, destaque para o funcionamento de Chromebooks nas escolas estaduais anexas às unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). Os computadores permitem a realização de práticas pedagógicas mediadas pela tecnologia em um ambiente seguro e controlável.

Antes do uso dos Chromebooks, as escolas anexas às unidades da Fase não utilizavam nenhuma ferramenta de contato com o ambiente externo pelo temor de comprometer a segurança do sistema de atendimento socioeducativo. Atualmente, os equipamentos contemplam estudantes/socioeducandos das escolas Paulo Freire, em Passo Fundo, Senador Pasqualini, em Porto Alegre, e Dom Antônio Zattera, em Pelotas.

Sobre a imersão no Instituto Caldeira, a atividade ocorreu na última quarta-feira (27/3), quando os socioeducandos valorizaram a oportunidade de conhecer um espaço destinado a temática da tecnologia. Além de apresentações sobre os Chromebooks, a atividade também oportunizou aos adolescentes um tour dentro do Instituto, quando também conheceram detalhes sobre a história e a finalidade do espaço.

A proposta é capacitar nossos alunos para aplicarem conhecimentos de maneira inovadora, preparando-os de forma mais completa para o mercado de trabalho. Acreditamos que os socioeducandos possam se tornar profissionais que se destaquem e sejam impulsionadores de mudanças”, destacou a diretora da Escola Estadual de Ensino Médio Senador Pasqualini, Patrícia Debortoli. Com sede em Porto Alegre, a instituição de ensino atende a jovens do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique (Case PC) e do Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS). Os estudantes marcaram presença na atividade.

Atividade foi promovida em parceria com a GetEdu, empresa representante da Google no Brasil - Foto: Divulgação Fase
Localizado em uma área de 22 mil m², o Instituto Caldeira é destinado para atividades relacionadas à inovação e à nova economia, além de ser sede de empresas e operações de pesquisa, tecnologia e inovação. A iniciativa foi promovida em parceria com a GetEdu, empresa representante da Google no Brasil e responsável pelo suporte técnico junto à Seduc para a utilização dos Chromebooks.

Saiba mais

Conforme o corpo técnico da Secretaria da Educação, a proposta é que ocorra no mínimo um encontro desta natureza por semestre. Os organizadores valorizaram o “intercâmbio de ideias” entre a Seduc, a GetEdu e a comunidade escolar ligada à Fase.

As soluções técnicas encontradas com apoio das escolas, servirão não só para ‘Escolas da Fase’, mas também para escolas regulares. Estamos estudando a possibilidade de usar os Chromebooks no modo gerenciado também nos anos iniciais, onde os alunos têm mais dificuldade com uso de e-mail e senha para login”, adiantou o professor do departamento de Tecnologia e Informação da Seduc (DTI), Sandro Viégas.

Socioeducandos de Caxias do Sul e de Porto Alegre marcaram presença na atividade - Foto: Divulgação Fase
O evento também contou com a presença de socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Caxias do Sul (Case), que são alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire. Estudantes da Escola Estadual Tom Jobim, em Porto Alegre, também marcaram presença. A unidade de ensino atende aos socioeducandos do Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre II (Case POA 2), da Comunidade Socioeducativa (CSE) e do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef).