Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Atenção integral à saúde marca participação da Fase no Fonacriad

Projeto “Tamo Junto: cultivando saúde no socioeducativo” foi apresentado na III Reunião Técnica do Fórum, em Salvador

Publicação:

WhatsApp Image 2023 11 24 at 08 48 13
Presidente da Fase, José Stédile é representante da Região Sul no Fonacriad - Foto: Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac-Bahia)
Por Saul Teixeira - Ascom Fase

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) participou da 3ª Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). A atividade foi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro, em Salvador, na Bahia.  

Nesta edição, o Fonacriad teve como temática ‘A Política de Saúde Integral na Socieducação’. Os gestores de todo o país debateram as ações destinadas aos trabalhadores (as) e socieducandos (as), apresentando os resultados atuais e discutindo as possibilidades de aprimoramento na área.   

“A oferta da saúde física e mental é um dos carros-chefes da nossa gestão. Todas as unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) são contempladas com equipes multidisciplinares de saúde”, disse o presidente José Stédile, lembrando que profissionais monitoram e assistem aos adolescentes garantindo suporte clínico e psicológico. 

Enfermeiro, o chefe do Núcleo de Saúde do Adolescente, Ricardo Piovesan, apresentou o projeto ‘Tamo Junto: cultivando Saúde no Socioeducativo’. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto trabalhou dentro da perspectiva de promover a saúde física e emocional dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação.   

WhatsApp Image 2023 11 24 at 08 48 18
Enfermeiro Ricardo Piovesan (ao fundo) foi um dos representantes da Fase na atividade - Foto: Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac-Bahia)

Também ofereceu informações e ferramentas que desenvolvam autonomia no processo individual e coletivo de cuidado. “O objetivo é qualificar agentes socioeducativos e analistas da regional de Porto Alegre por meio do desenvolvimento de habilidades éticas, sociais e emocionais. O trabalho visa a construção de relações de compaixão, cuidado e apoio aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”, destacou o profissional.  

Capacitação 

O primeiro ciclo do projeto foi realizado entre 2020 a setembro de 2021, enquanto o segundo teve desenvolvimento entre os anos de 2022 e 2023. 

“Desde outubro deste ano, estamos disponibilizando capacitação online para todas os agentes socioeducativos e analistas da Fase no Estado. Agradecemos à prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre pela sensibilidade”, completou Piovesan. 

Em todas as edições, o projeto construiu e aplicou metodologias de educação em saúde para adolescentes em cumprimento de medida de internação.  

Saiba mais 

O trabalho foi disposto em 34 oficinas, contemplado cinco unidades de internação em Porto Alegre: Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), Comunidade Socioeducativa (CSE), Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre 1 (Case POA I) e Case POA 2. 

Confira as 34 oficinas ofertadas pelo projeto

As atividades foram construídas tendo em mente, principalmente, o desenvolvimento das habilidades de reconhecimento e manejo das emoções, de consciência crítica na tomada de decisões, de imaginação e planejamento de novos horizontes de vida e de autonomia no gerenciamento de riscos.

Fonacriad

O objetivo do colegiado é fortalecer o Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase), instrumento coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em todo o país. Composto pelos gestores estaduais do atendimento socioeducativo das 27 unidades da federação, o grupo é responsável pela coordenação e execução da política que assegura os direitos adquiridos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 

As reuniões técnicas do grupo contam com palestras, momentos para debates e exposição de práticas exitosas pelos Estados, permitindo o conhecimento e a troca de experiências que possam se somar aos trabalhos desenvolvidos em todo o país. 

Na 3ª reunião do ano, em Salvador, a Fase também foi representada pela diretora Administrativa, Simei Pilotti. Ela apresentou relatório com informações contendo, entre outros, os recursos direcionados à saúde, bem como as contratações e os insumos ligados à área. 

Site FASE