Atenção integral à saúde marca participação da Fase no Fonacriad
Projeto “Tamo Junto: cultivando saúde no socioeducativo” foi apresentado na III Reunião Técnica do Fórum, em Salvador
Publicação:

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) participou da 3ª Reunião Técnica do Fórum Nacional de Dirigentes Governamentais de Entidades Executoras da Política de Promoção e Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fonacriad). A atividade foi realizada entre os dias 22 e 24 de novembro, em Salvador, na Bahia.
Nesta edição, o Fonacriad teve como temática ‘A Política de Saúde Integral na Socieducação’. Os gestores de todo o país debateram as ações destinadas aos trabalhadores (as) e socieducandos (as), apresentando os resultados atuais e discutindo as possibilidades de aprimoramento na área.
“A oferta da saúde física e mental é um dos carros-chefes da nossa gestão. Todas as unidades da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase) são contempladas com equipes multidisciplinares de saúde”, disse o presidente José Stédile, lembrando que profissionais monitoram e assistem aos adolescentes garantindo suporte clínico e psicológico.
Enfermeiro, o chefe do Núcleo de Saúde do Adolescente, Ricardo Piovesan, apresentou o projeto ‘Tamo Junto: cultivando Saúde no Socioeducativo’. Realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto trabalhou dentro da perspectiva de promover a saúde física e emocional dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de internação.

Também ofereceu informações e ferramentas que desenvolvam autonomia no processo individual e coletivo de cuidado. “O objetivo é qualificar agentes socioeducativos e analistas da regional de Porto Alegre por meio do desenvolvimento de habilidades éticas, sociais e emocionais. O trabalho visa a construção de relações de compaixão, cuidado e apoio aos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa”, destacou o profissional.
Capacitação
O primeiro ciclo do projeto foi realizado entre 2020 a setembro de 2021, enquanto o segundo teve desenvolvimento entre os anos de 2022 e 2023.
“Desde outubro deste ano, estamos disponibilizando capacitação online para todas os agentes socioeducativos e analistas da Fase no Estado. Agradecemos à prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre pela sensibilidade”, completou Piovesan.
Em todas as edições, o projeto construiu e aplicou metodologias de educação em saúde para adolescentes em cumprimento de medida de internação.
Saiba mais
O trabalho foi disposto em 34 oficinas, contemplado cinco unidades de internação em Porto Alegre: Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), Comunidade Socioeducativa (CSE), Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre 1 (Case POA I) e Case POA 2.
Confira as 34 oficinas ofertadas pelo projeto
As atividades foram construídas tendo em mente, principalmente, o desenvolvimento das habilidades de reconhecimento e manejo das emoções, de consciência crítica na tomada de decisões, de imaginação e planejamento de novos horizontes de vida e de autonomia no gerenciamento de riscos.
Fonacriad
O objetivo do colegiado é fortalecer o Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase), instrumento coordenado pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em todo o país. Composto pelos gestores estaduais do atendimento socioeducativo das 27 unidades da federação, o grupo é responsável pela coordenação e execução da política que assegura os direitos adquiridos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As reuniões técnicas do grupo contam com palestras, momentos para debates e exposição de práticas exitosas pelos Estados, permitindo o conhecimento e a troca de experiências que possam se somar aos trabalhos desenvolvidos em todo o país.
Na 3ª reunião do ano, em Salvador, a Fase também foi representada pela diretora Administrativa, Simei Pilotti. Ela apresentou relatório com informações contendo, entre outros, os recursos direcionados à saúde, bem como as contratações e os insumos ligados à área.