Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Socioeducandos das oito regionais da Fase participam da 6ª edição do Intercases

Inspirada nos Jogos Olímpicos, atividade reforça os valores do esporte na ressocialização de jovens

Publicação:

Intercases está em sintonia com a proposta de trabalho desenvolvida pela Fase
Intercases está em sintonia com a proposta de trabalho desenvolvida pela Fase - Foto: Arthur Plácido/Ascom SSPS
Por Texto: Saul Teixeira / Ascom Fase

Os valores do esporte marcaram a rotina de cerca de 100 socioeducandos da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase), em Porto Alegre, durante a 6ª edição do Intercases – Jogos de Confraternização da Fase. Realizado na quinta-feira (6/11), no Sesc 4º Distrito, o evento reuniu adolescentes e jovens adultos das oito regionais do Estado em um dia de integração, superação e trabalho em equipe.

Secretário adjunto da SSPS, Cesar Kurtz, e presidente da Fase, José Stédile, acompanharam os jogos da Fase
Secretário adjunto da SSPS, Cesar Kurtz, e presidente da Fase, José Stédile, acompanharam os jogos da Fase - Foto: Arthur Plácido/Ascom SSPS

Com partidas de futsal, xadrez e tênis de mesa, o encontro reforçou o papel do esporte como instrumento de convivência, saúde e ressocialização. Participaram jovens das unidades de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

O evento está em sintonia com a proposta de trabalho desenvolvida pela Fase, que assegura diretrizes pedagógicas voltadas à reinserção social. “O esporte é uma ferramenta poderosa de ressocialização. A Fase é uma referência nacional pela forma como utiliza os valores do esporte como política pública dedicada à ressocialização”, destacou o presidente José Stédile.

Inspirado no espírito olímpico que norteia o Intercases desde sua criação, em 2016, a iniciativa é promovida pela Diretoria Socioeducativa (DSE), por meio da Coordenação Pedagógica (CP) e do Núcleo de Esporte, Lazer, Cultura e Espiritualidade (Nelce).

Após parabenizar a organização do evento e destacar o empenho dos servidores como fundamental para o sucesso da 6ª edição dos jogos, o secretário-adjunto da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), César Kurtz, dirigiu-se aos jovens: “O Intercases é mais uma oportunidade de interação entre vocês e de novos aprendizados e experiências. Parabéns às equipes!”, afirmou.

O evento foi voltado aos adolescentes e jovens adultos que cumprem medida socioeducativa com Possibilidade de Atividade Externa (ICPAE) e contou com o acompanhamento de servidores que atuam nas atividades esportivas junto aos socioeducandos, especialmente profissionais de Educação Física.

“Jogamos futsal três vezes por semana na unidade. Eu gosto de jogar na frente, como atacante (pivô)”, contou um jovem de 16 anos, atendido pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Porto Alegre (Case PC). “A passagem pela Fase me deu mais maturidade. Quando sair daqui, não vou mais me envolver com coisa errada, quero fazer diferente”, completou o adolescente, que cumpre medida socioeducativa há 15 meses.

O esporte é uma ferramenta fundamental para a promoção da saúde física e mental dos socioeducandos, destacou a representante do Ministério Público, Carla Carrion Frós. “Todos vocês estão desenvolvendo uma série de habilidades que também são estimuladas pelo esporte, como respeito, ética e trabalho em equipe. Excelentes jogos a todos!”, desejou na cerimônia de abertura.

Também estiveram presentes o diretor-adjunto de Políticas Socioeducativa da Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo (SSPS), Cícero Altreiter; a diretora Socioeducativa da Fase, Kelly Souza; a coordenadora Pedagógica, Karine Hentges; o chefe do Nelce, Pedro Falkenbach Júnior; o chefe de gabinete Luiz Gustavo Martins; e a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania (DQPC), Lisiane Cerentini, além de diretores e demais representantes das unidades e servidores das oito regionais da Fase.

Premiação dos jogos por unidades socioeducativas:

Futsal
1º lugar – Equipe mista/Internação e Semiliberdade de Caxias do Sul
2º lugar – Case Pelotas
3º lugar – Case Passo Fundo


Tênis de Mesa
1º lugar – Case Pelotas
2º lugar – Equipe mista/Internação e Semiliberdade de Uruguaiana
3º lugar – Case Padre Cacique (PC/Porto Alegre) e Case Passo Fundo


Xadrez
1º lugar – Equipe mista/Internação e Semiliberdade de Uruguaiana
2º lugar – Case Santo Ângelo
3º lugar – Case Passo Fundo

Site FASE