Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Socioeducandas do Casef participam de oficina sobre a arte do grafite

Oficina foi ministrada pelo grafiteiro Athos Ribeiro

Publicação:

Imagem ilustrativa
Oficina foi ministrada pelo artista Athos Ribeiro
Por Naomi Machado

Estimular novas experiências, a criatividade e o contato com a arte estão entre os propósitos do Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) com a criação do projeto Grafite no Casef. Nos dias 6 e 13 de outubro, a unidade recebeu o grafiteiro Athos Ribeiro, que trabalha com arte desde 2008, com o intuito de revitalizar o muro do pátio com a ajuda das socioeducandas e renovar o ambiente utilizado para diversas atividades, entre elas, as esportivas.

A iniciativa surgiu com o objetivo de construir uma imagem mais real sobre a arte de rua. Durante os encontros, foram apresentados para as adolescentes explicações teóricas sobre a cultura hip-hop, a arte do grafite e seus estilos, além da demonstração prática.

Em um segundo momento, as adolescentes se juntaram em duplas para a construção de um desenho no papel para ser reproduzido no muro da unidade. A ação, além de promover o fortalecimento de vínculos, por meio do trabalho em conjunto, possibilitou às socioeducandas experimentar e aprender mais uma forma de desenvolver a arte.

Para o artista Athos Ribeiro, ministrar a oficina foi uma experiência impactante e importante. “Faço grafite desde 2008 e nunca tive essa oportunidade, que foi intensa e gratificante. O grafite exerce um papel social e político muito forte em todo lugar que ele chega, principalmente em espaços com pessoas em vulnerabilidade. A conexão com a arte abre a nossa cabeça para novas possibilidades, transformar uma ideia em desenho e depois em um mural tem muito poder, é um significado muito importante”, relatou.

Site FASE