Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Reciclador e educador social Rodrigo Sabiah palestra no Case NH

Recentemente, Sabiah foi o único egresso do sistema prisional brasileiro selecionado para bolsa de estudos internacional

Publicação:

Imagem ilustrativa
Rodrigo Sabiah palestra diante de servidores e socioeducandos

Na última quarta-feira, 18, o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) Novo Hamburgo recebeu o reciclador e palestrante Rodrigo Sabiah para um bate-papo  com socioeducandos em cumprimento de medida de Internação sem Possibilidade de Atividade Externa (Ispae). 

A trajetória de vida, desde a infância na comunidade, as vulnerabilidades com que conviveu, adolescência, a passagem pelo sistema prisional, o primeiro contato com a literatura dentro de uma unidade prisional, os atendimentos com a equipe técnica e o planejamento de vida foram algumas das questões abordadas pelo palestrante. 

Quando retornou à comunidade, ainda em regime semiaberto, Rodrigo teve a oportunidade de trabalhar em uma reciclagem onde permaneceu até abrir a sua própria. Os fatos relatados demonstraram aos adolescentes sobre as possibilidades de ressignificar, reconstruir e sonhar. 

Neste mês, Rodrigo recebeu a confirmação da aprovação no processo seletivo para uma bolsa de estudos do programa Global Freedom Fellowship, onde irá representar o Brasil na África do Sul, junto com outros 16 egressos do sistema prisional de outros países. O projeto visa um trabalho transnacional de autores de suas histórias de reinserção social, educação social e empreendedorismo na comunidade. 

O evento foi acompanhado por 22 socioeducandos e organizado pela analista assistente social Cinara Sparemberger e as agentes socioeducadoras Yasmin Vieira e Ana Paula Ramao.

 

Site FASE