Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Profissional de Educação Física do CIPCS participa como árbitro das Surdolimpíadas

Evento ocorre em Caxias do Sul e reúne atletas de 77 países

Publicação:

Imagem ilustrativa
Árbitro de atletismo há 23 anos, profissional de Educação Física, Rubem Minozzo, lotado no CIPCS
Por Jéssica Britto

Árbitro de atletismo há 23 anos, o profissional de Educação Física, Rubem Minozzo, lotado no Centro de Internação Provisória Carlos Santos (CIPCS), foi convocado pela Confederação Brasileira de Atletismo para participar como árbitro da 24ª Surdolimpíadas, que está ocorrendo em Caxias do Sul.

Minozzo está atuando nas provas de atletismo que ocorrem no Sesi Caxias até 15 de maio. A vivência em outras competições das quais já participou, assim como na Surdolimpíadas, são experiências enriquecedoras também para o trabalho que realiza na Fase. “De forma adaptada a nossa realidade, até por questões de segurança, sempre há uma troca de experiências que podem ser usadas”.

As Surdolimpíadas ocorrem a cada quatro anos e ficam somente atrás dos Jogos Olímpicos como o evento multiesportivo mais antigo do mundo. A sua primeira edição foi realizada em Paris, em 1924, e ficou marcada como o primeiro evento esportivo para as pessoas com deficiências. A edição mais recente foi em Samsun, na Turquia, em 2017. Em razão da pandemia do coronavírus, o intervalo de quatro anos foi ampliado para cinco. É a primeira vez que ocorre fora da Europa.

Entre atletas, dirigentes e comissões técnicas, o megaevento reúne mais de cinco mil pessoas, que representam 77 países na disputa de 20 modalidades no masculino e 18 no feminino.

Site FASE