Obras do Projeto Meu Querer são expostas na Câmara de Vereadores de Porto Alegre

Quadros permanecerão no local até 24 de junho

"Para além das telas: pintando uma nova vida sem violência contra as mulheres"
Por Jéssica Britto

Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef) deu início na tarde de segunda-feira, 13, a Exposição "Para além das telas: pintando uma nova vida sem violência contra as mulheres" nas dependências da Câmara de Vereadores de Porto Alegre.

A iniciativa faz parte do Projeto Meu Querer, que é desenvolvido na unidade, e busca proporcionar mais autonomia para as jovens em suas rotinas, fazendo com que o interesse delas pelo aprendizado seja potencializado, bem como valorização da autoestima.

Os quadros foram produzidos por uma socioeducanda que retratou bandeiras de luta do movimento feminista, a busca individual da própria artista pela liberdade, pela maternidade e por um mundo mais seguro e justo para as mulheres. “Para mim é gratificante fazer algo que eu gosto, conseguir expressar meu sentimento, saber que outras mulheres podem se inspirar e se identificar”, relata a jovem.

A presidente da Fase, Sônia D’Avila, a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania, Ledi Teixeira, a diretora do Casef, Helena Dani, a vereadora Cláudia Araujo _ que viabilizou junto à Câmara o espaço _ e servidores da unidade acompanharam a abertura da exposição. “É um momento importante para todos, para a nossa adolescente e também para os servidores, que fazem parte e construíram este projeto. A Fase é a porta de oportunidades para que vocês voltem ao seio da sociedade em busca de seus sonhos, pois tudo é possível”, destacou a presidente.

O Projeto Meu Querer estimula que as jovens escolham uma área de interesse para estudar e aprender semanalmente com a orientação de agentes socioeducadoras. Ao contrário das demais oficinas, que buscam explorar habilidades dos agentes socioeducadores para que eles possam transmitir seus conhecimentos para os adolescentes, o projeto Meu Querer faz o caminho inverso. Em uma dinâmica de autoconhecimento, cada jovem do Casef fala sobre áreas e atividades que possui vontade ou curiosidade em vivenciar. Depois, um cronograma é desenvolvido para cada uma iniciar sua experiência de aprendizado.

A exposição na Câmara de Vereadores segue até dia 24 de junho.

"Para além das telas: pintando uma nova vida sem violência contra as mulheres"