Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Livro com produções de socioeducandos da Fase é debatido em projeto com jovens da Capital

As atividades foram realizadas pela Associação Cultural de Mulheres Negras

Publicação:

Imagem ilustrativa
Livro é utilizado como objeto de estudo

O livro “Onde moram meus pensamentos”, produção literária lançada em dezembro de 2022 pela Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), foi utilizado como objeto de estudo no projeto “Resenha de Férias - Fortalecimento da juventude negra”, realizado pela Associação Cultural de Mulheres Negras (ACMUN), e que visa discutir temáticas relacionadas à saúde, racismo, equidade e cidadania.

Responsáveis por ministrar as oficinas, Fernanda Maiato Chagas e Luiza Figueiredo Farias, desenvolveram com os adolescentes uma atividade literária utilizando como ferramenta o livro, que contém redações e desenhos produzidos pelos socioeducandos. Segundo Fernanda, a literatura cumpre função social relevante e a partir deste solo comum, que entende a literatura como este importante instrumento social contra hegemônico, os jovens puderam se conectar com realidades familiares e desconhecidas descritas no livro. “Refletimos que toda história pode e deve ser contada, como registro, produção de memória, afirmação de vida, possibilidade de mudança”, disse.

Segundo as organizadoras, os participantes aproveitaram o encontro e dialogaram sobre as formas como os autores dos textos e desenhos expressarem-se por meio de suas produções. “Ainda não sabemos o porquê, mas fez sentido para o grupo a oficina. Talvez pelas possibilidades de identificação em alguns casos, e pela possibilidade de pensar criticamente sobre outros”, concluiu.

Site FASE