Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo
Início do conteúdo

Fase e Junior Achievement RS firmam parceria para ofertar qualificação aos socioeducandos

Assinatura do termo entre instituições ocorreu nesta quinta-feira, 5

Publicação:

Imagem ilustrativa
Parceria para ofertar qualificação aos socioeducandos
Por Jéssica Britto

A Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase) e a Associação Junior Achievement do Rio Grande do Sul (JARS) assinaram nesta quinta-feira, 5, um termo de cooperação que firma uma parceria técnico-pedagógica a fim de promover a sensibilização de jovens que cumprem medida socioeducativa na Fase para o mercado de trabalho. 

Participaram do ato, a presidente da Fase, Sônia D’Avila, o secretário de Justiça e Sistemas Penal e Socioeducativo, Mauro Hauschild, a diretora executiva da Associação Junior Achievement no RS, Aline Néglia, a diretora de Qualificação Profissional e Cidadania, Ledi Teixeira, a diretora de Políticas Socioeducativas, Pâmela Peixoto, a chefe do Núcleo de Profissionalização e Trabalho Educativo, Lilian Locatelli, e servidores.

O programa vai oferecer oficinas e mentorias com temas ligados ao empreendedorismo, educação financeira e preparação de jovens para o mercado de trabalho, qualificando-os com certificação. 

O alcance deste objetivo se dará por meio de relatos de vivências espetaculares, de realização e superação, focando num dos pilares da JARS que é o desenvolvimento de habilidades para o sucesso. 

Uma aula magna vai marcar o lançamento desta parceria no dia 19 de maio, com a narrativa de Vinicius Mendes Lima, idealizador da Besouro - Agência de Fomento Social. Em formato online, o encontro vai reunir 85 jovens de 13 unidades do estado, incluindo os da cidade de Porto Alegre. “Quando percebemos que existem muitas instituições, como a JARS e a Besouro, que realizam um belo trabalho, a gente precisa trazer para perto. Até porque a experiência que essas instituições têm, incorporada ao setor público, é enriquecedora”, destaca o secretário Mauro Hauschild.

Para a presidente da Fase, Sônia D’Avila, a parceria com a JARS era um desejo antigo da Fundação e que agora torna-se realidade. “É uma oportunidade única que nos enche de expectativas. Reconhecemos o trabalho de excelência que a Junior Achievement realiza e agora vamos oportunizar que os jovens da Fase tenham acesso a todo esse universo de informações”.

Aline Néglia, diretora da Junior Achievement no RS, reforça: “o nosso objetivo é que estes jovens tenham um conjunto de habilidades para construírem futuros prósperos. Queremos ainda que os jovens da Fase participem do maior programa da JARS no mundo, chamado de “Mini-Empresa”, por meio do qual jovens de 160 países há mais de 100 anos são preparados para criar uma empresa de verdade, com todas as áreas que compõem um negócio”. 

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é uma das maiores e mais antigas organizações de educação prática em negócios, economia e empreendedorismo do mundo. No Estado, a Associação existe há 26 anos e já impactou mais de um milhão de jovens gaúchos. Mais de 85% dos alunos atendidos pela instituição são da rede pública e/ou atendidos por organizações assistenciais.

A parceria integra as ações alusivas ao aniversário da Fase, que completa 20 anos no dia 28 de maio.



Site FASE