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Ações do CIEE-RS realizadas em parceria com a Fase são apresentadas durante encontro na Espanha

Projeto Integrar e POD Socioeducativo foram abordados no evento

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Por Jéssica Britto com informações do CIEE-RS

O Projeto Reintegrar e o POD Socioeducativo, ambos desenvolvidos com jovens que cumprem ou já cumpriram medida socioeducativa na Fundação de Atendimento Sócio-Educativo (Fase), foram apresentados pelo Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS), no Encontro Iberoamericano: Modelos de Impacto de Inclusão, Formação e Ingresso dos Jovens, em Barcelona, Espanha na última semana.

O CEO aqui do CIEE-RS, Lucas Baldisserotto, é quem fez a exposição dos projetos a convite da Fundació Catalena de I’Esplai (Fundesplaí), e detalhou a execução dos programas e os índices alcançados.

O Projeto Reintegrar tem o objetivo de levar a aprendizagem profissional aos adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa, por meio do programa de aprendizagem. Como aprendizes, os jovens têm a carteira de trabalho assinada, com todos os direitos e benefícios previstos, e participam de cursos de qualificação profissional dentro da unidade. Ao receber a progressão ou a extinção da medida socioeducativa, o jovem passa a ser atendido nas unidades do CIEE-RS, podendo realizar a aprendizagem prática em empresas parceiras. 

Em parceria com o Governo do Estado, o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) Socioeducativo, voltado para adolescentes e jovens com idade entre 12 e 21 anos, egressos da FASE, possui os alicerces no incentivo à ressocialização, por meio da inclusão no mundo do trabalho. Tem como principal finalidade auxiliar e apoiar os adolescentes e jovens egressos, na reinserção familiar, educacional, sanitária, profissional, cultural e esportiva. Buscando sensibilizar os adolescentes e jovens a construírem uma nova trajetória de vida.

Conforme o CIEE-RS, os resultados dos projetos foram tão bem recebidos que autoridades de Madri e Barcelona pediram mais informações para replicar os modelos no país.

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