Empoderamento feminino é tema de ações da Fase para celebrar o Mês da Mulher

Atividades foram promovidas pelas unidades da Fundação em todo o Estado para fortalecer as pautas ligadas ao 8 de março

Núcleo de Esporte e Recreação (NER) promoveu, na quarta-feira (27/3), "Aula de Beleza" destinada às servidoras - Foto: Saul Teixeira - Ascom Fase

O mês de março de 2024, que se despede nesta semana, foi marcado por inúmeras ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher nos espaços da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Fase). As unidades de internação e de semiliberdade promoveram atividades com foco na saúde feminina, na promoção dos direitos da mulher, na busca pela igualdade de gênero e no combate à violência.

As temáticas do universo feminino foram abordadas em palestras, rodas de conversa, debates, releitura de obras literárias e atividades culturais. Os trabalhos tiveram como público-alvo socioeducandas, socioeducandos, servidores e equipes das escolas estaduais anexas às unidades da Fundação.

Mais do que comemorar, o mês de março nos traz um convite à reflexão. É momento de enaltecermos o papel, o protagonismo e a relevância da mulher na sociedade”, pontuou o presidente José Stédile. “Parabéns a todos os responsáveis pelas ações. A gestão seguirá trabalhando para fomentar as atividades que ajudem a combater as desigualdades”, completou.

O calendário iniciou com palestra da diretora do Instituto da Mama do Rio Grande do Sul (Imama), Rita Cunha, em 8 de março, dia Internacional da Mulher. Destinado a todas as servidoras da Fundação, o encontro virtual reforçou a importância dos cuidados com a saúde feminina e a necessidade da detecção precoce da doença.

O empoderamento feminino, por sua vez, pautou as ações nas unidades de internação e de semiliberdade nas oito regionais da Fase ao longo das últimas quatro semanas: Porto Alegre, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.

Entre as unidades, destaque para o Centro de Atendimento Socioeducativo Feminino (Casef), localizado no complexo da Fase na Vila Cruzeiro, zona sul de Porto Alegre. As socioeducandas foram contempladas com atividades como “Dia da Beleza”, “Oficina de Carnaval”, “Roda de conversa sobre o combate à violência”, “Debate sobre a saúde da Mulher” e “Show Sertanejo”.

Ações da Fase no Mês da Mulher - Março 2024

Educação

Jovens do Case Caxias do Sul participaram da ação "As Mulheres da Minha Vida" - Foto: Divulgação Fase
Nada melhor que a educação para estimular o respeito à diversidade e a desconstrução do preconceito. É isso que fizeram instituições de ensino que atendem aos socioeducandos em todo o Estado, promovendo atividades que contribuem para a formação de cidadãos conscientes sobre seu papel na sociedade.

Mulheres importantes na história da humanidade motivaram a leitura e releituras de biografias na Escola Estadual de Ensino Médio Dom Antônio Zattera, em Pelotas. Os alunos/socioeducandos também produziram painéis temáticos que decoraram a instituição de ensino e confeccionaram lembrancinhas que foram distribuídas às mulheres que trabalham no espaço escolar e no Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Pelotas.

"Mulheres importantes na humanidade" foi tema de trabalho realizado por socioeducandos em Pelotas - Foto: Divulgação Ascom Fase
Proporcionar aos jovens a reflexão sobre as “mulheres da sua vida”. Com essa provocação, a Escola Estadual de Ensino Médio Paulo Freire, em Passo Fundo, consolidou o projeto “Mulher: símbolo de coragem e luta”. A iniciativa também buscou conscientizar sobre a importância da mulher, repensando o seu papel e relevância na sociedade, com destaque para a busca de sua independência pessoal e profissional.

A Escola Estadual de Ensino Médio Bento Gonçalves, por sua vez, promoveu concurso
de poesia com os alunos atendidos pelo Centro de Atendimento Socioeducativo Regional de Novo Hamburgo.

No Case Novo Hamburgo, concurso de poesia mobilizou 19 adolescentes atendidos pela unidade - Foto: Divulgação Fase
Os meninos escreveram poesias com a temática do mês da mulher. A disputa, que contou com 19 participantes, faz parte de uma série de iniciativas para estimular e aperfeiçoar a leitura e a escrita dos socioeducandos”, disse a diretora Rosana Chinazzo. A educadora destaca, ainda, que os primeiros colocados no concurso receberam como premiação produtos alusivos à Páscoa. Os doces foram doados pelos professores e pelos servidores da Fase.